top of page

Pesquisa e Formação no campo da Infância e Juventude

Subjetivações

TRABALHOS

São oferecidas diferentes modalidades de trabalho com o objetivo de 1. compartilhar os saberes adquiridos ao longo da trajetória profissional e de pesquisa; 2. construir estratégias que possibilitem aos diferentes profissionais enfrentarem as dificuldades do cotidiano de trabalho; 3. intervir nos desafios do trabalho em instituições da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

SUPERVISÃO INSTITUCIONAL

A supervisão institucional é um dispositivo muito importante para os equipamentos de saúde mental e de proteção social, pois possibilita às equipes um espaço de formação, de qualificação e de discussão acerca do processo de cuidado ao seu público.

Através de encontros sistemáticos com a equipe, busca-se fomentar espaços coletivos de reflexão e elaboração de estratégias para o cotidiano trabalho. É a partir dos saberes constituídos na experiência dos profissionais, das múltiplas vozes que compõem uma equipe e das relações heterogêneas (entre profissionais de diversos campos e saberes, e entre a população), que os encontros são organizados. Além disso, a supervisão se estrutura a partir dos princípios da clínica, que se dá pela escuta e pela discussão de casos, e da formação profissional, a qual possibilita a constituição de novos saberes e o fortalecimento das potências da cada profissional.

​

O formato do trabalho é pensado de acordo com cada demanda e as possibilidades de cada serviço.

GRUPO DE ESTUDOS

O Grupo de Estudos "A Psicologia na Interface com o Social" teve início em 2020. Reúne estudantes e profissionais que se interessam pelas diferentes temáticas que se inscrevem nessa interface Psico e Social. É a partir de diferentes autores, principalmente os denominados pós-estruturalistas, que os temas relacionados às desigualdades, à infância, aos direitos humanos, às práticas psi, à saúde mental, etc são discutidos.

Os encontros são realizados de forma online, quinzenalmente, às 6as feiras.

Inscrições e mais informações clique aqui.

RIZOMAS

Rizomas é um grupo de supervisão para profissionais da Assistência Social que atuam com crianças e adolescentes. A proposta desse grupo é de oferecer um espaço coletivo de discussão de casos e de estudo teórico sobre temas relacionados ao cotidiano do trabalho na Assistência Social com crianças e adolescentes. Busca-se, assim, ampliar e fortalecer os referenciais teóricos que sustentam a prática.

Os encontros são quinzenais. Inscrições e informações, clique aqui.

FORMAÇÕES TEMÁTICAS

(em breve descrição)

bottom of page